pilates clinico equipamentos ippc format

INTRODUÇÃO

    

O método de Pilates Clínico é reconhecido como uma excelente ferramenta tratamento para fisioterapeutas que querem implementar estratégias de intervenção ativas, de modo a usarem o exercício terapêutico, com base nos exercícios de Pilates, em utentes com problemas complexos de reabilitação, ou em clientes que precisam de um acompanhamento mais individualizado e supervisionado de exercício.

A abordagem do IPPC visa muito mais que a demonstração do repertório de exercícios. Pretendemos que os fisioterapeutas que frequentam as nossas formações sejam capazes de desenvolver raciocínio clínico, sendo capazes de selecionar com perícia, um conjunto de exercícios e suas variações/adaptações, mais apropriados às necessidades de cada utente, desde um nível básico, até ao avançado.

O curso de Pilates Clínico – Grandes Equipamentos decorre ao logo de 4 dias, onde serão abordados exercícios no Reformer, Cadillac (ou Trapeze Table), Wunda Chair e Barrel. Os alunos não se limitarão a experimentar equipamentos, mas desenvolverão capacidades de raciocínio clínico que lhe permitirão a seleção e progressão de exercícios de nível básico, intermédio e avançado, de acordo com a avaliação do seu utente.

Este curso é uma mais valia para melhorar a qualidade da aplicação do método de Pilates Clínico na prática clínica. A diversidade de equipamentos e a variabilidade de exercícios lecionados, irá aumentar o repertório e opções de tratamento, de modo a dar resposta a qualquer necessidade funcional do utente. 

O curso estará dividido em dois módulos, de dois dias cada um, com um crescendo em termos de desafio e complexidade dos exercícios apresentados. Os mesmos estão desdobrados para aplicação em fases iniciais e agudas do processo de reabilitação, e evoluem para níveis mais avançados e exigentes para se ajustarem aos objetivos dos utentes que pretendem tonificação, ganho de força e condicionamento físico.

 

pilates-equipmentos.jpg

 O Reformer é considerado como a peça central do equipamento de Pilates, sendo, sem dúvida, uma ferramenta de treino extraordinária. O sistema de molas e a base móvel tornam este equipamento um must have! Permite realizar exercícios desafiantes em cadeia cinética fechada, proporcionando a manutenção do alinhamento, possibilitando, assim, a prática de exercício sem risco para a condição clínica do utente.

O Cadillac (ou Trapeze) é possivelmente a peça mais versátil de todos os equipamentos de Pilates, permitindo realizar abdominais suaves assistidos por molas, até desafios bem avançados, pois pode-se realizar exercícios em qualquer posição, inclusivamente em posições invertidas.

A Wunda Chair é um equipamento mais pequeno mas incrivelmente versátil. Torna-se muito útil tanto para a reabilitação de lesões, como para o condicionamento atlético.

O Barrel é um equipamento que combina um espaldar e uma superfície redonda em forma de barril, que permite a realização de exercícios de alongamento, fortalecimento e de flexibilidade.

A formação em Pilates Clínico do Instituto Português de Pilates Clínico é lecionada, atualmente, em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Holanda. Engloba os cursos matwork level 1, matwork level 2, e class instructor. Paralelamente, são lecionados os cursos de Pilates Clínico na Saúde da Mulher e Pequeno e Grande Equipamento, entre outros. 

Todas as ações de formação assentam numa base científica desenvolvida por investigadores na área da estabilidade lombo-pélvica e escápulo-torácica, como Vleeming, Fall, Jull, Hodges e O'Sullivan, por exemplo. O Método de Pilates, enquanto ferramenta de intervenção do Fisioterapeuta, oferece uma grande variedade de exercícios de diferentes níveis de complexidade, de forma a responder às necessidades e exigências de cada utente.

CORPO DOCENTE

 

 

ANA RITA CRUZ

  • Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.

  • Certificado em Terapia Manual Ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália).

  • Mestre em Fisioterapia em Condições Músculo-esqueléticas na Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal.

  • Ex-docente da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.

  • Instrutora de Pilates.

  • Formadora de Pilates Clínico, acreditada pela Balance & Control Pilates Education e Well Women (Austrália).

  • Directora do Instituto Português de Pilates Clínico®.

  • Directora e proprietária da clínica FisioNeto - Terapia Manual Ortopédica & Pilates Clínico, onde exerce clinicamente.

Elia_semfundo_edited.png

 

ÉLIA ESPINOSA

  • Licenciada em Fisioterapia pela Universidad Europea de Madrid (Espanha).

  • Especialista em Pilates Terapêutico pela Universidad de Barcelona (Espanha).

  • Fisioterapeuta acreditada em McKenzie pelo McKenzie Institute (Nova Zelândia).

  • Certificação em Pilates Clínico para Fisioterapeutas, pelo Instituto Português de Pilates Clínico.

  • Formação avançada nas áreas de Pilates Clínico, Exercício Terapêutico e Terapia Manual.

  • Docente da Licenciatura em Fisioterapia da Universidad de Córdoba (Espanha).

  • Prática privada.

O curso será apresentado por uma ou duas das formadoras do Instituto Português de Pilates Clínico, dependendo do número de inscritos

OBJETIVOS

 

O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a avaliação do controlo motor e prescrição de exercício terapêutico baseado no Método de Pilates, recorrendo a grandes equipamentos. A sua integração com o raciocínio clínico e modelos de intervenção de Fisioterapia será fomentada. Este curso fornecerá ao Fisioterapeuta uma enorme variedade de exercícios, realizados em diversos equipamentos, que englobam variadíssimos objetivos de intervenção e amplos níveis de desafio e complexidade. 
No final do curso, os formandos terão conhecimento acerca do manuseio e utilidade dos diferentes equipamentos de Pilates e sua aplicabilidade a diversas condições clínicas. Será capaz de selecionar exercícios específicos para a elaboração de um programa individualizado, adaptado às necessidades de cada utente.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Breve revisão de conceitos.

  • Apresentação dos grandes equipamentos de Pilates.

  • Manuseio seguro dos diversos equipamentos.

  • Repertório de exercícios de Pilates no Reformer, Cadillac, Wunda Chair e Barrel.

  • Progressão de exercícios desde estadios iniciais até ao nível de total condicionamento.

  • Criação de programas de reabilitação de lesões (coluna vertebral e articulações periféricas).

  • Raciocínio clínico ao longo dos exercícios.

  • Estudos de caso para planeamento de programas de treino apropriados a variadas condições clínicas.

  • Evidência científica.

DESTINATÁRIOS

 

Fisioterapeutas que já tenham frequentado o curso de matwork nível 1 do IPPC (ou equivalente).

NOTA: Para frequentar este curso, não é obrigatório encontrar-se em excelente forma física.

VAGAS

 

22 vagas

DATAS E HORÁRIO

06, 07, 13 e 14 de novembro de 2021

09h às 18h30

LOCAL

Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto

Rua Almeida Garrett, 271

4480-725 Vila do Conde

INVESTIMENTO

500€* 

Inclui manual do curso, certificado DGERT e coffee breaks

Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.

*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições.

 

NOTAS 

 

  • O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.

  • A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.

  • No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.

  • A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.

  • O local de realização do curso poderá ser alterado num raio de 15km. Os formandos serão notificados até uma semana antes da data de realização do curso.

  • A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.

Dado o clima de instabilidade criado pela pandemia de Covid-19, a realização do curso dependerá, também, de:

  • Alterações das recomendações legais em Portugal (Direção Geral de Saúde, Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho ou outras) e no país de residência do(a) formador(a);

  • Motivos de força maior (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo).

Haverá a possibilidade de o curso ter que ser lecionado em regime de B-Learning, com componente online e presencial, de acordo com a legislação vigente na altura da realização do curso. 

Poderá haver alterações de horário, em função da legislação vigente na altura da realização do curso. 

Desaconselhamos a reserva de alojamento ou viagens sem possibilidade de reembolso. 

No caso de o curso ser reagendado, e de o aluno não demonstrar disponibilidade em frequentar o curso nas novas datas, o formando poderá optar por frequentar uma edição posterior do curso, manter o crédito para outra formação à sua escolha ou solicitar o reembolso total do montante pago.