INTRODUÇÃO
O método de Pilates Clínico é reconhecido como uma excelente ferramenta tratamento para fisioterapeutas que querem implementar estratégias de intervenção ativas, de modo a usarem o exercício terapêutico, com base nos exercícios de Pilates, em utentes com problemas complexos de reabilitação, ou em clientes que precisam de um acompanhamento mais individualizado e supervisionado de exercício.
A abordagem do IPPC visa muito mais que a demonstração do repertório de exercícios. Pretendemos que os fisioterapeutas que frequentam as nossas formações sejam capazes de desenvolver raciocínio clínico, sendo capazes de selecionar com perícia, um conjunto de exercícios e suas variações/adaptações, mais apropriados às necessidades de cada utente, desde um nível básico, até ao avançado.
O curso de Pilates Clínico – Grandes Equipamentos decorre ao logo de 4 dias, onde serão abordados exercícios no Reformer, Cadillac (ou Trapeze Table), Wunda Chair e Barrel. Os alunos não se limitarão a experimentar equipamentos, mas desenvolverão capacidades de raciocínio clínico que lhe permitirão a seleção e progressão de exercícios de nível básico, intermédio e avançado, de acordo com a avaliação do seu utente.
Este curso é uma mais valia para melhorar a qualidade da aplicação do método de Pilates Clínico na prática clínica. A diversidade de equipamentos e a variabilidade de exercícios lecionados, irá aumentar o repertório e opções de tratamento, de modo a dar resposta a qualquer necessidade funcional do utente.
O curso estará dividido em dois módulos, de dois dias cada um, com um crescendo em termos de desafio e complexidade dos exercícios apresentados. Os mesmos estão desdobrados para aplicação em fases iniciais e agudas do processo de reabilitação, e evoluem para níveis mais avançados e exigentes para se ajustarem aos objetivos dos utentes que pretendem tonificação, ganho de força e condicionamento físico.
O Reformer é considerado como a peça central do equipamento de Pilates, sendo, sem dúvida, uma ferramenta de treino extraordinária. O sistema de molas e a base móvel tornam este equipamento um must have! Permite realizar exercícios desafiantes em cadeia cinética fechada, proporcionando a manutenção do alinhamento, possibilitando, assim, a prática de exercício sem risco para a condição clínica do utente.
O Cadillac (ou Trapeze) é possivelmente a peça mais versátil de todos os equipamentos de Pilates, permitindo realizar abdominais suaves assistidos por molas, até desafios bem avançados, pois pode-se realizar exercícios em qualquer posição, inclusivamente em posições invertidas.
A Wunda Chair é um equipamento mais pequeno mas incrivelmente versátil. Torna-se muito útil tanto para a reabilitação de lesões, como para o condicionamento atlético.
O Barrel é um equipamento que combina um espaldar e uma superfície redonda em forma de barril, que permite a realização de exercícios de alongamento, fortalecimento e de flexibilidade.
A formação em Pilates Clínico do Instituto Português de Pilates Clínico é lecionada, atualmente, em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Holanda. Engloba os cursos matwork level 1, matwork level 2, e class instructor. Paralelamente, são lecionados os cursos de Pilates Clínico na Saúde da Mulher e Pequeno e Grande Equipamento, entre outros.
Todas as ações de formação assentam numa base científica desenvolvida por investigadores na área da estabilidade lombo-pélvica e escápulo-torácica, como Vleeming, Fall, Jull, Hodges e O'Sullivan, por exemplo. O Método de Pilates, enquanto ferramenta de intervenção do Fisioterapeuta, oferece uma grande variedade de exercícios de diferentes níveis de complexidade, de forma a responder às necessidades e exigências de cada utente.
CORPO DOCENTE
ANA RITA CRUZ
-
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
-
Certificado em Terapia Manual Ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália).
-
Mestre em Fisioterapia em Condições Músculo-esqueléticas na Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal.
-
Ex-docente da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
-
Instrutora de Pilates.
-
Formadora de Pilates Clínico, acreditada pela Balance & Control Pilates Education e Well Women (Austrália).
-
Directora do Instituto Português de Pilates Clínico®.
-
Directora e proprietária da clínica FisioNeto - Terapia Manual Ortopédica & Pilates Clínico, onde exerce clinicamente.
ÉLIA ESPINOSA
-
Licenciada em Fisioterapia pela Universidad Europea de Madrid (Espanha).
-
Especialista em Pilates Terapêutico pela Universidad de Barcelona (Espanha).
-
Fisioterapeuta acreditada em McKenzie pelo McKenzie Institute (Nova Zelândia).
-
Certificação em Pilates Clínico para Fisioterapeutas, pelo Instituto Português de Pilates Clínico.
-
Formação avançada nas áreas de Pilates Clínico, Exercício Terapêutico e Terapia Manual.
-
Docente da Licenciatura em Fisioterapia da Universidad de Córdoba (Espanha).
-
Prática privada.
O curso será apresentado por uma ou duas das formadoras do Instituto Português de Pilates Clínico, dependendo do número de inscritos
OBJETIVOS
O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a avaliação do controlo motor e prescrição de exercício terapêutico baseado no Método de Pilates, recorrendo a grandes equipamentos. A sua integração com o raciocínio clínico e modelos de intervenção de Fisioterapia será fomentada. Este curso fornecerá ao Fisioterapeuta uma enorme variedade de exercícios, realizados em diversos equipamentos, que englobam variadíssimos objetivos de intervenção e amplos níveis de desafio e complexidade.
No final do curso, os formandos terão conhecimento acerca do manuseio e utilidade dos diferentes equipamentos de Pilates e sua aplicabilidade a diversas condições clínicas. Será capaz de selecionar exercícios específicos para a elaboração de um programa individualizado, adaptado às necessidades de cada utente.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Breve revisão de conceitos.
-
Apresentação dos grandes equipamentos de Pilates.
-
Manuseio seguro dos diversos equipamentos.
-
Repertório de exercícios de Pilates no Reformer, Cadillac, Wunda Chair e Barrel.
-
Progressão de exercícios desde estadios iniciais até ao nível de total condicionamento.
-
Criação de programas de reabilitação de lesões (coluna vertebral e articulações periféricas).
-
Raciocínio clínico ao longo dos exercícios.
-
Estudos de caso para planeamento de programas de treino apropriados a variadas condições clínicas.
-
Evidência científica.
DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas que já tenham frequentado o curso de matwork nível 1 do IPPC (ou equivalente).
NOTA: Para frequentar este curso, não é obrigatório encontrar-se em excelente forma física.
VAGAS
22 vagas
DATAS E HORÁRIO
06, 07, 13 e 14 de novembro de 2021
09h às 18h30
LOCAL
Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto
Rua Almeida Garrett, 271
4480-725 Vila do Conde
INVESTIMENTO
500€*
Inclui manual do curso, certificado DGERT e coffee breaks
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições.
NOTAS
-
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
-
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
-
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
-
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
-
O local de realização do curso poderá ser alterado num raio de 15km. Os formandos serão notificados até uma semana antes da data de realização do curso.
-
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
Dado o clima de instabilidade criado pela pandemia de Covid-19, a realização do curso dependerá, também, de:
-
Alterações das recomendações legais em Portugal (Direção Geral de Saúde, Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho ou outras) e no país de residência do(a) formador(a);
-
Motivos de força maior (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo).
Haverá a possibilidade de o curso ter que ser lecionado em regime de B-Learning, com componente online e presencial, de acordo com a legislação vigente na altura da realização do curso.
Poderá haver alterações de horário, em função da legislação vigente na altura da realização do curso.
Desaconselhamos a reserva de alojamento ou viagens sem possibilidade de reembolso.
No caso de o curso ser reagendado, e de o aluno não demonstrar disponibilidade em frequentar o curso nas novas datas, o formando poderá optar por frequentar uma edição posterior do curso, manter o crédito para outra formação à sua escolha ou solicitar o reembolso total do montante pago.