
As perturbações dos sons da fala apresentam, frequentemente, uma etiologia multifatorial, na qual devem ser consideradas as componentes musculares, dentárias, esqueléticas, articulares e funcionais. Uma avaliação abrangente e integrada é essencial para a formulação de um plano terapêutico eficaz, que vá além da análise puramente fonológica ou articulatória.
O conhecimento aprofundado dos mecanismos anatómicos, fisiológicos e neuromotores envolvidos na produção da fala permite ao Terapeuta da Fala uma compreensão mais global e precisa do processo comunicativo, facilitando a identificação das causas subjacentes às alterações observadas. Este conhecimento é fundamental para a realização de um diagnóstico diferencial rigoroso, distinguindo, por exemplo, perturbações de origem funcional de alterações estruturais ou neuromusculares.
Assim, torna-se imprescindível que os Terapeutas da Fala dominem as bases teóricas e práticas dos sistemas envolvidos na fala — incluindo a articulação temporomandibular, o crescimento e alinhamento dentofacial, a função muscular orofacial, e a coordenação motora oral —, saibam avaliá-los com instrumentos adequados e consigam integrar esta informação na construção de um plano terapêutico individualizado. Esta abordagem holística não só aumenta a eficácia da intervenção, como também promove uma atuação mais colaborativa com outras áreas da saúde, como a ortodontia, a fisioterapia ou a medicina dentária.
RICARDO SANTOS
Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro.
Especialista em Terapia e Reabilitação.
Doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde na Universidade de Aveiro.
Prática clínica na área das alterações orofaciais desde 2005.
Exerce no Hospital Privado da Trofa e Hospital CUF Porto, integrando equipas de ORL, Medicina Dentária, Medicina do Sono e Imagiologia.
Professor Convidado do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde (ESS-IPP).
Professor Convidado em Mestrados e Pós-Graduações nas áreas da Motricidade Orofacial, Ciências da Fala, Ortodontia e Cirurgia Ortognática, em Universidades nacionais e internacionais.
Inúmeras apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial.
Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos.
Quatro prémios de Mérito Científico na área da Motricidade Orofacial.
Membro do Executive Board da Academy of Applied Myofuncional Sciences (AAMS) e da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular (SPDOF).
No final do curso, os formandos terão desenvolvido um conjunto de competências essenciais para uma prática clínica informada e especializada na abordagem das perturbações dos sons da fala com origem músculo-esquelética. Concretamente, serão capazes de:
Identificar e caracterizar casos de perturbações da fala associadas a disfunções músculo-esqueléticas, compreendendo a interacção entre as componentes musculares, articulares, esqueléticas e dentárias implicadas na produção da fala;
Proceder a uma avaliação clínica especializada, recorrendo a instrumentos e protocolos validados que permitam uma análise objectiva e detalhada das estruturas e funções orofaciais envolvidas;
Definir e implementar um plano de intervenção individualizado, integrando os dados obtidos na avaliação e considerando as especificidades de cada caso, com uma abordagem centrada na evidência e na colaboração interdisciplinar, nomeadamente com ortodontistas, fisioterapeutas e médicos dentistas.
Estas competências permitirão aos Terapeutas da Fala actuar de forma mais eficaz e fundamentada, potenciando melhores resultados terapêuticos e promovendo uma prática alinhada com os princípios da evidência científica e da intervenção integrada.
Análise dos processos de produção de fala em casos de perturbações de origem músculo-esquelética;
Diferentes metodologias de avaliação (funcional e instrumental) de forma complementar para uma melhor compreensão das alterações da fala;
Metodologias e procedimentos de intervenção em casos de alterações de produção de fala de origem músculo-esquelética.
Terapeutas da Fala e alunos finalistas da Licenciatura em Terapia da Fala
30 vagas
26 de outubro de 2025
09h às 18h
O curso será realizado online, em live streaming, através da plataforma Zoom
Os formandos receberão link para inscrição na reunião Zoom e link para acesso ao evento online cerca de uma semana antes da data de realização do curso.
85€*
Inclui formação online (live streaming), manual do curso em PDF e certificado DGERT.
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 4 ou mais inscrições (não acumulável com outras campanhas em vigor)
Para formalizar o processo de inscrição, deverá clicar no seguinte botão:
Terá, assim, acesso ao formulário de inscrição, que deverá preencher integralmente, selecionar o evento em que se pretende inscrever e anexar os documentos solicitados.
Após enviar o formulário, aguarde que surja, no seu monitor, uma mensagem de confirmação. A sua inscrição só será considerada válida após enviar toda a documentação solicitada. Para efeitos de seriação de candidatos, será considerada a ordem de receção de inscrições válidas (ficha de inscrição + cédula profissional + comprovativo de pagamento). Receberá um email automático de confirmação de receção da ficha de inscrição e cópia desta imediatamente após enviar a ficha de inscrição. Por favor verifique a sua caixa de spam, promoções e atualizações. No caso de não receber este email, por favor contacte-nos para secretaria@formaterapia.com.
Após a data limite de inscrições, receberá um email de confirmação de realização do curso. Não proceda à marcação de hotel ou viagens antes de receber este email. Se o curso for cancelado por falta de inscrições que o viabilizem, o montante pago será devolvido na totalidade. No caso de se estar a inscrever numa lista de espera, por favor não efetue o pagamento. Após a determinação de novas datas, será contactado para atualizar a sua inscrição, caso mantenha interesse em frequentar o evento.
Dados para pagamento: Titular da conta: Formaterapia Lda.
Nome do banco: Montepio
Endereço do banco: Rua Áurea, 219-241 | Apartado 2882 | 1122-806 Lisboa - Portugal
IBAN: PT50 0036 0494 9910 3416 2729 8
BIC/SWIFT: MPIOPTPL
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida. Em casos de força maior, devidamente justificados, a situação será analisada pontualmente.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
No caso de o curso ser cancelado por motivos de força maior, imprevisíveis e alheios à Formaterapia (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo), não nos poderá ser imputada qualquer responsabilidade.
Poderá haver alterações de horário, que serão comunicadas atempadamente aos formandos.
Será emitido um Certificado de Frequência de Formação Profissional aos/às participantes com um mínimo de 80% de presenças. No caso de não atingir os 80%, será emitido uma declaração de presença relativa ao período temporal em que esteve presente na formação.




