fisioterapia envelhecimento formaterapia monserrat conde.png

INTRODUÇÃO

    

O envelhecimento global é uma gigante conquista para a humanidade, mas também acarreta desafios para as sociedades que carecem de respostas estruturadas. O envelhecimento saudável é o processo de desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar nas fases mais tardias do ciclo de vida.

Portugal encontra-se entre os países ocidentais com maior envelhecimento demográfico. Este cenário acentuar-se-á nas próximas duas décadas. A esperança média de vida aumentou significativamente, mas os últimos anos de vida das pessoas idosas residentes em Portugal, são caracterizados por elevados índices de incapacidade. Como tal, é de extrema importância que os Fisioterapeutas estejam habilitados a intervir adequadamente face às novas necessidades de saúde que este enquadramento acarreta. Os Fisioterapeutas estão idealmente posicionados para desempenharem um papel fundamental na manutenção e promoção da capacidade funcional das pessoas ao longo do ciclo de vida, contribuindo para a sua longevidade saudável. Este curso pretende contribuir para a capacitação dos fisioterapeutas nesse âmbito.

CORPO DOCENTE

 

 

MONSERRAT CONDE

BsC, Pg Dip (Geriatria), MSc, PhD

A Monserrat é diretora da Cochrane Campbell Global Ageing Partnership, onde desenvolve diferentes projetos de síntese de evidência e de tradução e mobilização do conhecimento no âmbito da saúde e envelhecimento. Também é membro do World Health Organization Consortium on Evidence and Metrics for Healthy Ageing, sendo uma das autoras do relatório de base da Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021-2030). Foi recentemente nomeada para representar a World Physiotherapy em atividades no âmbito da iniciativa Reabilitação 2030. Os seus interesses de investigação incluem a longevidade saudável, intervenções de exercício físico na comunidade, quedas nos adultos mais velhos, evidência informada pela prática, investigação participativa e a adaptação cultural de intervenções de saúde para adultos mais velhos. A Monserrat conta ainda com uma longa e diversificada experiência na prática clínica de Fisioterapia no envelhecimento, incluindo a gestão de projetos na comunidade, bem como de lecionação no Ensino Superior. É revisora de diferentes publicações científicas na área do envelhecimento e saúde, acumulando também cerca de 75 apresentações em eventos científicos nacionais e internacionais.

Dawn Skelton_edited.png

 

Convidada especial:

DAWN SKELTON

BSc, PhD, MD.h.c. Hon, FCSP, FRCP Edin

A Dawn Skelton é uma fisiologista do exercício e é presentemente professora catedrática de saúde e envelhecimento na Glasgow Caledonian University (Reino Unido). Presidiu o Royal Osteoporosis Society’s Statement on Exercise and Osteoporosis (2018) e as Older People panel for the UK’s update of the Physical Activity for Health Guidelines (2019). É atualmente Presidente do Grupo de reabilitação da British Geriatrics Society. É frequentemente convidada a palestrar sobre prevenção de quedas e exercício para adultos mais velhos em eventos internacionais em todo o mundo, publicando extensivamente na área (h-index 46, mais de 250 artigos científicos, revisões, capítulos de livros e 5581 citações desde 2015). A Dawn recebeu recentemente o British Geriatrics Society Marjory Warren Lifetime Achievement Award pelo seu trabalho em traduzir a investigação no âmbito da prevenção das quedas para a prática. Foi também gracejada com um Doutoramento Honoris Causa (MD) pela Universidade de Umea pelo seu trabalho em exercício funcional para pessoas idosas, e títulos honorários da Chartered Society of Physiotherapy e do Royal College of Physicians of Edinburgh, ambos do Reino Unido.

OBJETIVOS

O principal objetivo deste curso é dotar os formandos de conhecimentos e competências fundamentais, que permitam começar a intervir nesta área da Fisioterapia de uma forma adequada, crítica e informada pela evidência.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Do macro ao micro: delimitação conceptual e racional da Fisioterapia no envelhecimento e longevidade.

  • Longevidade e desafios societais.

  • Considerações sobre o processo de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida.

  • Trajetórias de envelhecimento.

  • Perspetiva multissistémica sobre as alterações funcionais decorrentes do processo de envelhecimento.

  • O modelo de envelhecimento saudável da Organização Mundial de Saúde: enquadramento conceptual e oportunidades para a Fisioterapia.

  • O processo de avaliação em Fisioterapia no envelhecimento e longevidade.

  • Princípios da avaliação do adulto mais velho, em contexto individual e de grupo.

  • Proposta de métodos, instrumentos de medida e registo.

  • Comunicação e educação em saúde e Fisioterapia: a importância das considerações culturais e fenomenológicas.

  • Princípios e estratégias de intervenção na Fisioterapia no envelhecimento e longevidade, em contexto individual e de grupo.

  • Painel de discussão: atividade física, comportamento sedentário e estilos de vida.

  • Discussão de estudos de caso – Prática informada pela evidência.

Nota: O curso não incidirá sobre o ensino de abordagens ou técnicas de intervenção especificas/avançadas focalizada sem condições de saúde especificas, mas sim sobre o modelo de raciocínio fisioterapêutico para esta área.

DESTINATÁRIOS

 

Fisioterapeutas e alunos do 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia.

VAGAS

 

24 vagas

DATAS E HORÁRIO

Componente online: 

18 de setembro de 2021 | 09h às 18h

Componente presencial:

25 e 26 de setembro de 2021 | 09h às 19h

LOCAL

Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto

Rua Almeida Garrett, 271

4480-725 Vila do Conde

IDIOMA

Português e Inglês

O componente do curso lecionado por Dawn Skelton (aproximadamente 2 horas teóricas) será lecionado em Inglês, com tradução para Português sempre que necessário.

INVESTIMENTO

360€* 

Inclui manual do curso, certificado DGERT e coffee breaks

Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.

*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições.

 

NOTAS 

 

  • O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.

  • A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.

  • No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.

  • A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.

  • O local de realização do curso poderá ser alterado num raio de 15km. Os formandos serão notificados até uma semana antes da data de realização do curso.

  • A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.

Dado o clima de instabilidade criado pela pandemia de Covid-19, a realização do curso dependerá, também, de:

  • Alterações das recomendações legais em Portugal (Direção Geral de Saúde, Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho ou outras) e no país de residência do(a) formador(a);

  • Motivos de força maior (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo).

Haverá a possibilidade de o curso ter que ser lecionado em regime de B-Learning, com componente online e presencial, de acordo com a legislação vigente na altura da realização do curso. 

Poderá haver alterações de horário, em função da legislação vigente na altura da realização do curso. 

Desaconselhamos a reserva de alojamento ou viagens sem possibilidade de reembolso. 

No caso de o curso ser reagendado, e de o aluno não demonstrar disponibilidade em frequentar o curso nas novas datas, o formando poderá optar por frequentar uma edição posterior do curso, manter o crédito para outra formação à sua escolha ou solicitar o reembolso total do montante pago.