INTRODUÇÃO
O envelhecimento global é uma gigante conquista para a humanidade, mas também acarreta desafios para as sociedades que carecem de respostas estruturadas. O envelhecimento saudável é o processo de desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar nas fases mais tardias do ciclo de vida.
Portugal encontra-se entre os países ocidentais com maior envelhecimento demográfico. Este cenário acentuar-se-á nas próximas duas décadas. A esperança média de vida aumentou significativamente, mas os últimos anos de vida das pessoas idosas residentes em Portugal, são caracterizados por elevados índices de incapacidade. Como tal, é de extrema importância que os Fisioterapeutas estejam habilitados a intervir adequadamente face às novas necessidades de saúde que este enquadramento acarreta. Os Fisioterapeutas estão idealmente posicionados para desempenharem um papel fundamental na manutenção e promoção da capacidade funcional das pessoas ao longo do ciclo de vida, contribuindo para a sua longevidade saudável. Este curso pretende contribuir para a capacitação dos fisioterapeutas nesse âmbito.
CORPO DOCENTE
MONSERRAT CONDE
BsC, Pg Dip (Geriatria), MSc, PhD
A Monserrat é diretora da Cochrane Campbell Global Ageing Partnership, onde desenvolve diferentes projetos de síntese de evidência e de tradução e mobilização do conhecimento no âmbito da saúde e envelhecimento. Também é membro do World Health Organization Consortium on Evidence and Metrics for Healthy Ageing, sendo uma das autoras do relatório de base da Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021-2030). Foi recentemente nomeada para representar a World Physiotherapy em atividades no âmbito da iniciativa Reabilitação 2030. Os seus interesses de investigação incluem a longevidade saudável, intervenções de exercício físico na comunidade, quedas nos adultos mais velhos, evidência informada pela prática, investigação participativa e a adaptação cultural de intervenções de saúde para adultos mais velhos. A Monserrat conta ainda com uma longa e diversificada experiência na prática clínica de Fisioterapia no envelhecimento, incluindo a gestão de projetos na comunidade, bem como de lecionação no Ensino Superior. É revisora de diferentes publicações científicas na área do envelhecimento e saúde, acumulando também cerca de 75 apresentações em eventos científicos nacionais e internacionais.
Convidada especial:
DAWN SKELTON
BSc, PhD, MD.h.c. Hon, FCSP, FRCP Edin
A Dawn Skelton é uma fisiologista do exercício e é presentemente professora catedrática de saúde e envelhecimento na Glasgow Caledonian University (Reino Unido). Presidiu o Royal Osteoporosis Society’s Statement on Exercise and Osteoporosis (2018) e as Older People panel for the UK’s update of the Physical Activity for Health Guidelines (2019). É atualmente Presidente do Grupo de reabilitação da British Geriatrics Society. É frequentemente convidada a palestrar sobre prevenção de quedas e exercício para adultos mais velhos em eventos internacionais em todo o mundo, publicando extensivamente na área (h-index 46, mais de 250 artigos científicos, revisões, capítulos de livros e 5581 citações desde 2015). A Dawn recebeu recentemente o British Geriatrics Society Marjory Warren Lifetime Achievement Award pelo seu trabalho em traduzir a investigação no âmbito da prevenção das quedas para a prática. Foi também gracejada com um Doutoramento Honoris Causa (MD) pela Universidade de Umea pelo seu trabalho em exercício funcional para pessoas idosas, e títulos honorários da Chartered Society of Physiotherapy e do Royal College of Physicians of Edinburgh, ambos do Reino Unido.
OBJETIVOS
O principal objetivo deste curso é dotar os formandos de conhecimentos e competências fundamentais, que permitam começar a intervir nesta área da Fisioterapia de uma forma adequada, crítica e informada pela evidência.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Do macro ao micro: delimitação conceptual e racional da Fisioterapia no envelhecimento e longevidade.
-
Longevidade e desafios societais.
-
Considerações sobre o processo de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida.
-
Trajetórias de envelhecimento.
-
Perspetiva multissistémica sobre as alterações funcionais decorrentes do processo de envelhecimento.
-
O modelo de envelhecimento saudável da Organização Mundial de Saúde: enquadramento conceptual e oportunidades para a Fisioterapia.
-
O processo de avaliação em Fisioterapia no envelhecimento e longevidade.
-
Princípios da avaliação do adulto mais velho, em contexto individual e de grupo.
-
Proposta de métodos, instrumentos de medida e registo.
-
Comunicação e educação em saúde e Fisioterapia: a importância das considerações culturais e fenomenológicas.
-
Princípios e estratégias de intervenção na Fisioterapia no envelhecimento e longevidade, em contexto individual e de grupo.
-
Painel de discussão: atividade física, comportamento sedentário e estilos de vida.
-
Discussão de estudos de caso – Prática informada pela evidência.
Nota: O curso não incidirá sobre o ensino de abordagens ou técnicas de intervenção especificas/avançadas focalizada sem condições de saúde especificas, mas sim sobre o modelo de raciocínio fisioterapêutico para esta área.
DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas e alunos do 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia.
VAGAS
24 vagas
DATAS E HORÁRIO
Componente online:
18 de setembro de 2021 | 09h às 18h
Componente presencial:
25 e 26 de setembro de 2021 | 09h às 19h
LOCAL
Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto
Rua Almeida Garrett, 271
4480-725 Vila do Conde
IDIOMA
Português e Inglês
O componente do curso lecionado por Dawn Skelton (aproximadamente 2 horas teóricas) será lecionado em Inglês, com tradução para Português sempre que necessário.
INVESTIMENTO
360€*
Inclui manual do curso, certificado DGERT e coffee breaks
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições.
NOTAS
-
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
-
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
-
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
-
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
-
O local de realização do curso poderá ser alterado num raio de 15km. Os formandos serão notificados até uma semana antes da data de realização do curso.
-
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
Dado o clima de instabilidade criado pela pandemia de Covid-19, a realização do curso dependerá, também, de:
-
Alterações das recomendações legais em Portugal (Direção Geral de Saúde, Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho ou outras) e no país de residência do(a) formador(a);
-
Motivos de força maior (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo).
Haverá a possibilidade de o curso ter que ser lecionado em regime de B-Learning, com componente online e presencial, de acordo com a legislação vigente na altura da realização do curso.
Poderá haver alterações de horário, em função da legislação vigente na altura da realização do curso.
Desaconselhamos a reserva de alojamento ou viagens sem possibilidade de reembolso.
No caso de o curso ser reagendado, e de o aluno não demonstrar disponibilidade em frequentar o curso nas novas datas, o formando poderá optar por frequentar uma edição posterior do curso, manter o crédito para outra formação à sua escolha ou solicitar o reembolso total do montante pago.