

INTRODUÇÃO
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Saúde Sexual é um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social relativamente à sexualidade.
Tradicionalmente, as equipas multidisciplinares associadas à área da Saúde Sexual englobam Médicos (psiquiatras, ginecologistas, urologistas), Psicólogos e Terapeutas Sexuais. Recentemente, estas equipas têm vindo a incorporar Fisioterapeutas com formação específica na área, dada a íntima relação entre a (dis)função sexual e o pavimento pélvico nos homens e nas mulheres.
Dispareunia, vaginismo, perturbações da excitação e lubrificação, ejaculação prematura e disfunção eréctil, assim como perturbações do orgasmo, podem ter um importante componente relacionado com o pavimento pélvico e, por isso, deverão ser alvo de intervenção de Fisioterapia, englobada numa intervenção multidisciplinar e multimodal.
A Fisioterapia na (dis)função sexual masculina e feminina é uma área de especialização ainda relativamente recente no nosso país, e que desperta bastante interesse ao nível da comunidade médica e resultados promissores a nível clínico.
CORPO DOCENTE
ANDREIA ANTUNES
-
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
-
Pós-Graduada em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e em Sexologia pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
-
Grau de Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
-
Título de Especialista na Área de Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e do Instituto Politécnico do Porto.
-
Prática Clínica exclusiva na área da Saúde da Mulher e do Pavimento Pélvico desde 2003 com intervenções preventivas e de tratamento em mulheres durante a gravidez, pós-parto e menopausa e mulheres e homens com disfunções urinárias, ano-rectais, sexuais e síndromes de dor pélvica.
-
Prática Clínica no tratamento de disfunções sexuais em equipa multidisciplinar com Terapia Sexual/Sexologia desde 2009.
-
Realizou no âmbito da sua formação diversos cursos e estágios na área específica da Saúde da Mulher e das Disfunções do Pavimento Pélvico.
-
Prática Privada exclusiva na área da Saúde da Mulher e Pavimento Pélvico no Porto e Lisboa.
JOÃO TEIXEIRA DE SOUSA
-
Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica, com especialidade avançada em Psicoterapia, Sexologia e Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
-
Prática clínica fundamentalmente no âmbito da Psicologia Clínica. Desde 2006 que realiza atendimento psicoterapêutico individual e em grupo, intervenção no casal e no tratamento em casos de sexologia, em contexto de prática privada.
-
Psicólogo na ARS-Norte, no Departamento de Comportamentos Aditivos e Dependências, inserido no PIAC - Programa Integrado de Apoio à Comunidade.
-
Voluntário da Associação para o Planeamento da Família, tendo sido membro da Direção da Delegação Norte entre 2006 e 2015.
-
Sócio didata, formador e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Psicograma.
OBJETIVOS
O objetivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a avaliação e tratamento de Fisioterapia de utentes com disfunções sexuais, integrado numa intervenção multidisciplinar e multimodal.
No final do curso, os formandos estarão aptos a intervir no âmbito da Fisioterapia em Disfunções Sexuais masculina e feminina, tendo desenvolvido as seguintes competências:
-
Conhecer e compreender a (Dis)Função Sexual Feminina e Masculina.
-
Identificar e intervir ao nível de crenças que interferem na abordagem do tema sexualidade.
-
Enquadrar a intervenção do Fisioterapeuta especialista em Pavimento Pélvico nas disfunções sexuais, integrado numa equipa multidisciplinar.
-
Conhecer e aplicar modelos de avaliação e intervenção da Fisioterapia nas Disfunções Sexuais.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Particularidades da Anatomia e Neurofisiologia Sexual Feminina e Masculina
-
Disfunções Sexuais Femininas e Masculinas. Classificação e Etiologia.
-
Pavimento Pélvico e Função Sexual.
-
Enquadramento da Psicologia Clínica/Terapia Sexual/Sexologia nas Dimensões Identidade e Relacionamento Sexual. Sinais de Alerta Psicopatologia.
-
Sexualidade. Intervenção e Crenças.
-
Pavimento Pélvico Hiperactivo.
-
Avaliação em Fisioterapia – Particularidades nas Disfunções Sexuais.
-
Intervenção em Fisioterapia – Particularidades nas Disfunções Sexuais.
DATAS E HORÁRIOS
20 e 21 de fevereiro de 2021
09h às 19h
DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas com experiência/formação em palpação do pavimento pélvico.
VAGAS
24 vagas
LOCAL
Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto
Rua Almeida Garrett, 271
4480-725 Vila do Conde
INVESTIMENTO
200€*
Inclui manual do curso, certificado DGERT e coffee breaks
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições.
NOTAS
-
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
-
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
-
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
-
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
-
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
Dado o clima de instabilidade criado pela pandemia de Covid-19, a realização do curso dependerá, também, de:
-
Alterações das recomendações legais em Portugal (Direção Geral de Saúde, Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho ou outras) e no país de residência do(a) formador(a);
-
Motivos de força maior (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo).
Haverá a possibilidade de o curso ter que ser lecionado em regime de B-Learning, com componente online e presencial, de acordo com a legislação vigente na altura da realização do curso.
Poderá haver alterações de horário, em função da legislação vigente na altura da realização do curso.
Desaconselhamos a reserva de alojamento ou viagens sem possibilidade de reembolso.
No caso de o curso ser reagendado, e de o aluno não demonstrar disponibilidade em frequentar o curso nas novas datas, o formando poderá optar por frequentar uma edição posterior do curso, manter o crédito para outra formação à sua escolha ou solicitar o reembolso total do montante pago.
