top of page

Este curso tem como objetivo explorar aspetos fundamentais da prática clínica relacionados com a gestão da dor crónica, utilizando como guia as competências estabelecidas pela International Association for the Studies of Pain e European Pain Federation.
Este curso pretende, ainda, desenvolver o conhecimento dos formandos em vários aspetos relacionados com a experiência humana da ‘dor’ e da pessoa que a vive. Tendo em conta o carácter complexo inerente a esta experiência individual e subjetiva, os participantes serão expostos a uma jornada de conhecimento, reflexão e análise crítica daquilo que constitui a nossa compreensão contemporânea desta experiência. Pretende-se, assim, explorar os vários problemas inerentes ao tópico que representam barreiras para a prática clínica.
TÂNIA AMORIM
Senior Pain Specialist na equipa multidisciplinar do INPUT Pain Management no Hospital Guy’s and St Thomas, NHS Foundation Trust.
Co-fundadora do projeto Moving Self, onde mantém a sua prática privada e desenvolve workshop multidisciplinares de “pain management” na comunidade.
Professora convidada pela University College of Osteopathy no modulo de dor na pós-graduação em Osteopathy and the older adult Care.
Professora convidada pelo Trinity Laban Conservatório de Música e Dança nos módulos de promoção de saúde em licenciatura e pós graduação.
Mestrado em Advanced Neuromusculoskeletal Physiotherapy pelo King’s College London (MACP Acredited).
Pós-graduação financiada pela Health Education England na City University com estágio de investigação no departamento de psicologia do Kings College London.
Formação introdutória em Antropologia “Culture, Society and the Making of Humanity” Goldsmiths University”, London, UK.
Certificado em Terapia Manual Ortopédica pela Formaterapia/ Curtin University of Technology (Austrália).
Membro da Chartered Society of Physiotherapy e Musculoskeletal Association of Chartered Physiotherapists.
RENATO SILVA
Advanced Clinical Practitioner em Ashford’s and St Peters Hospitals NHS Foundation Trust, trabalhando em equipa multidisciplinar que inclui diferentes especialidades (Ortopedia e Trauma, Reumatologia e Dor).
Advanced Practice Physiotherapist durante vários anos nos serviços de cuidados de saúde secundários de Pain Management do Royal Berkshire Hospital NHS Foundation Trust, e trabalhou também para os serviços de cuidados de saúde primários da Connect Health (Hammersmith and Fulham) em Dor e MSK.
Responsável pelo desenvolvimento e implementação dos Pain Management Programmes de Royal Berkshire Hospital ‘Xplore’ e da Connect Health ‘Connectivate’.
Colaboração em vários projetos profissionais com diferentes Pain Consultants, incluindo, por exemplo, a realização do estudo “Reading Adverse Childhood Experience and Resilience (RACER)” com o Dr Deepak Ravindran, assim como a colaboracão com o Dr Chris Seifert e ‘The Pain Team’ na organização e restruturação de todas as pathways clinicas dentro do serviço da dor.
Professor convidado pela University of Southampton no módulo lectivo da dor da Licenciatura de Fisioterapia.
Mestrado em Advanced Neuromusculoskeletal Physiotherapy por King’s College London (MACP Accredited).
Non-Medical Prescriber, Independent and Supplementary Prescriber pela Oxford Brooks University (HCPC Registered).
Membro da Chartered Society of Physiotherapy e Musculoskeletal Association of Chartered Physiotherapists.
O objetivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a complexidade da dor e refletir sobre o papel da Fisioterapia no apoio à pessoa em sofrimento.
No final do curso, os formandos terão adquirido as seguintes competências:
Conhecimento da neuro-imuno-fisiologia da dor;
Análise crítica de modelos reducionistas associados à dor;
Compreensão das limitações dos modelos causais nas ciências médicas e como modelos disposicionalistas nos podem facilitar o raciocínio clínico e interpretação de conhecimento científico;
Compreensão do modelo teórico “embodied cognition” e como este se aplica a interpretação da neuro-imuno-fisiologia da dor;
Desenvolver competências de fisioterapia com base em estratégias de psicologia, nomeadamente: “Acceptance and Commitment Therapy” (ACT) e “Compassion Focus Therapy” (CFT);
Compreender o modelo “psychological flexibility”; analisar a sua evidência científica e aplicabilidade clínica na abordagem terapêutica da dor;
Reconhecer padrões de inflexibilidade de comportamento e facilitar o processo de aceitação e procura de valores pessoais na pessoa com dor;
Desenvolver competências que permitam que o fisioterapeuta esteja apto a facilitar mudanças de comportamento associadas à dor;
Desenvolver competência de reflexão pessoal e supervisão em equipa.
Compreensão da história da complexidade da dor desde os conceitos associados à neuro-imuno-fisiologia até à compreensão da experiência consciente da dor;
Análise das limitações de modelos e conceitos associados à dor e como estes conceitos podem limitar a nossa prática clínica;
Reflexão sobre conceitos filosóficos e culturais subjacente ao fenómeno da dor e como eles influenciam essa experiência subjetiva;
Desenvolver competências práticas associadas à complexidade da dor no encontro terapêutico;
Desenvolver competências para enfrentar os desafios que os profissionais de saúde encontram quando se aventuram no tratamento e gestão da dor, seja esta crónica ou aguda.
Desenvolver estratégias de comunicação eficazes para influenciar a direção do encontro clínico.
Evidência cientifica e aplicabilidade prática no contexto da fisioterapia de estratégias psicológicas como Acceptance and Commitment Therapy (ACT) e Compassion Focus therapy (CFT);
Análise refletiva de casos clínicos e exploração do conteúdo emocional inerente à interação com utentes através de modelos refletivos como ‘Balint method’;
Discussão de casos clínicos e demonstração da aplicabilidade dos conceitos adquiridos durante o curso.
Fisioterapeutas e alunos finalistas da Licenciatura em Fisioterapia
24 vagas
18 e 19 de novembro de 2023
09h às 18h
O curso será realizado online, em live streaming, através da plataforma Zoom
Os formandos receberão link para inscrição na reunião Zoom e link para acesso ao evento online cerca de uma semana antes da data de realização do curso.
210€*
Inclui formação online (live streaming), manual do curso em PDF e certificado DGERT.
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições (não acumulável com outras camapanhas em vigor)
Para formalizar o processo de inscrição, deverá clicar no seguinte botão:
Terá, assim, acesso ao formulário de inscrição, que deverá preencher integralmente, selecionar o evento em que se pretende inscrever e anexar os documentos solicitados.
Após enviar o formulário, aguarde que surja, no seu monitor, uma mensagem de confirmação.
A sua inscrição só será considerada válida após enviar toda a documentação solicitada. Para efeitos de seriação de candidatos, será considerada a ordem de receção de inscrições válidas (ficha de inscrição + cédula profissional + comprovativo de pagamento).
Receberá um email automático de confirmação de receção da ficha de inscrição e cópia desta imediatamente após enviar a ficha de inscrição. Por favor verifique a sua caixa de spam, promoções e atualizações. No caso de não receber este email, por favor contacte-nos para secretaria@formaterapia.com.
Após a data limite de inscrições, receberá um email de confirmação de realização do curso. Não proceda à marcação de hotel ou viagens antes de receber este email. Se o curso for cancelado por falta de inscrições que o viabilizem, o montante pago será devolvido na totalidade.
No caso de se estar a inscrever numa lista de espera, por favor não efetue o pagamento. Após a determinação de novas datas, será contactado para atualizar a sua inscrição, caso mantenha interesse em frequentar o evento.
Dados para pagamento:
Titular da conta: Formaterapia Lda.
Nome do banco: Montepio
Endereço do banco: Rua Áurea, 219-241 | Apartado 2882 | 1122-806 Lisboa - Portugal
IBAN: PT50 0036 0494 9910 3416 2729 8
BIC/SWIFT: MPIOPTPL
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida. Em casos de força maior, devidamente justificados, a situação será analisada pontualmente.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
No caso de o curso ser cancelado por motivos de força maior, imprevisíveis e alheios à Formaterapia (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo), não nos poderá ser imputada qualquer responsabilidade.
Poderá haver alterações de horário, que serão comunicadas atempadamente aos formandos.
Será emitido um Certificado de Frequência de Formação Profissional aos/às participantes com um mínimo de 80% de presenças. No caso de não atingir os 80%, será emitido uma declaração de presença relativa ao período temporal em que esteve presente na formação.
bottom of page


