
Na sociedade atual, as patologias neurológicas figuram entre as principais causas de incapacidade, com impacto significativo na qualidade de vida das pessoas e nos sistemas de saúde. A reabilitação neurológica constitui, por isso, uma componente essencial na prática diária de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, sendo sustentada por competências avançadas de avaliação, raciocínio clínico e intervenções baseadas em evidência científica.
O Conceito Bobath é uma abordagem terapêutica amplamente reconhecida e validada, com sólida fundamentação em princípios neurofisiológicos, biomecânicos e comportamentais. A sua relevância reside no foco na recuperação funcional e na utilização do potencial de neuroplasticidade do sistema nervoso para otimizar o controlo motor e melhorar a funcionalidade. Estudos têm demonstrado que a abordagem Bobath contribui significativamente para a reabilitação de pessoas com disfunções neurológicas, sendo recomendada em guidelines internacionais.
Pertinente para o trabalho em equipas multidisciplinares, o Conceito Bobath adapta-se às necessidades individuais de cada utente, promovendo estratégias específicas para atingir os objetivos funcionais e pessoais. Assim, assume especial importância na reabilitação de condições como AVC, lesões medulares, paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos.
Este módulo, com a duração de dois dias, foi cuidadosamente desenhado para introduzir Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais ao conceito de análise do movimento, avaliação e tratamento do adulto com disfunção neurológica. O curso combina uma introdução teórica detalhada sobre a análise do movimento, sessões práticas e a demonstração do tratamento de um utente, proporcionando uma experiência de aprendizagem enriquecedora e baseada na evidência.
Reconhecido internacionalmente pela International Bobath Instructors Training Association (IBITA), este curso é um pré-requisito indispensável para a frequência do curso básico de Bobath e representa uma oportunidade única para os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais expandirem as suas competências na reabilitação neurológica.
ANA ISABEL ALMEIDA
Instrutora Avançada certificada pela IBITA (International Bobath Instructors Training Association).
Fisioterapeuta pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão.
Mestre em Reabilitação Neurológica pela ESSA/Universidade Católica Portuguesa.
Doutoranda do Programa Doutoral em Ciências da Reabilitação da Universidade de Aveiro.
Professora Adjunto convidado da ESSIPS.
Educador clínico do ESS-IPS e do programa ERASMUS na Saúdis.
Especialista na área de Fisioterapia pela ESS-IPS
Prática Clínica Profissional (Hospital da CUF, Hospital São Bernardo- Setúbal, Clínica da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal. Atualmente na Saúdis - Clínica de Saúde e Neurologia, Setúbal.
Membro da Ordem dos Fisioterapeutas. Membro da APF e do Grupo de Interesse em Neurologia da APF.
CARLOS MARTINS
Licenciado em Fisioterapia pela ESTS de Coimbra, Mestre em Reabilitação Neurológica-Especialidade para Fisioterapeutas pela Universidade Católica.
Doutorando do programa doutoral em ciências da reabilitação da Universidade de Aveiro.
Em 2013 atribuição do título de Especialista em Fisioterapia.
Professor convidado do curso de Fisioterapia da ESALD-IPCB de 2009 a 2019, desde 2017 professor convidado do mestrado em Fisioterapia da ESS-IPP e atualmente assistente convidado do curso de fisioterapia da ESTS de Coimbra.
Educador clinico ESALD, ESTS de Coimbra, ESSUA, CESPU.
Instrutor Básico certificado pela IBITA (International Bobath Instructors Training Association) lecionando em vários países.
Fisioterapeuta no Centro Hospitalar Tondela- Viseu, EPE desde 1999 até 2018.
Atualmente fisioterapeuta na clínica Enfermedica, Lda.
O curso de “Introdução ao Conceito Bobath - Estudo do Movimento Humano" tem como objetivos gerais dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício da Fisioterapia Neurológica, preparando-os para a análise de movimento baseada no Conceito de Bobath. O formando desenvolverá as capacidades de observação, análise e facilitação do indivíduo neurologicamente intacto. Será, também, facilitada a relação da evidência com a prática clinica.
Em termos de competências específicas a adquirir, pretende-se que, no final do curso, os formandos sejam capazes de:
Descrever os componentes chave relacionados com a análise de sequências de movimentos.
Reconhecer componentes do Movimento Humano e perceber a sua importância na intervenção do Fisioterapeuta.
Ter noção da importância do controle postural.
Identificar características chave do desempenho eficiente do movimento e reconhecer potenciais causas para a perturbação dessa eficiência.
Desenvolver capacidades de Avaliação e Tratamento do Paciente Hemiplégico.
Facilitar sequências de Movimento Normal noutros participantes do curso.
Adquirir capacidade de analisar e criticar a sua intervenção.
Perceber as diferentes variações de tónus e de controlo postural na população adulta normal.
Os conteúdos programáticos do curso de formação foram desenvolvidos tendo por base as características do público-alvo, as suas necessidades de formação e os objetivos pedagógicos que se pretendem alcançar com a intervenção formativa e assim o reforço de conhecimentos e aptidões dos formandos, de forma a potenciar a melhoria do seu desempenho profissional, sendo:
O que é a IBITA - International Bobath Instructors Training Association?
História do Conceito de Bobath e o Conceito atual.
O que é o movimento normal?
Introdução à Neurofisiologia aplicada ao Conceito.
Importância do controlo postural na seletividade do movimento.
Análise de componentes do movimento humano na execução de tarefas.
Componentes do Sit/Stand/Sit.
Considerações sobre ajudas técnicas no paciente hemiplégico.
Facilitação do movimento normal entre os participantes.
Demonstração - Avaliação e tratamento de um paciente.
Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
14 vagas
30 e 31 de janeiro de 2026
30 de janeiro: 13h30 às 20h30
31 de janeiro: 08h30 às 18h30
Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto
Rua Almeida Garrett, 271
4480-725 Vila do Conde
290€*
Inclui manual do curso, certificado DGERT e coffee breaks
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 4 ou mais inscrições (não acumulável com outras campanhas em vigor)
Para formalizar o processo de inscrição, deverá clicar no seguinte botão:
Terá, assim, acesso ao formulário de inscrição, que deverá preencher integralmente, selecionar o evento em que se pretende inscrever e anexar os documentos solicitados.
Após enviar o formulário, aguarde que surja, no seu monitor, uma mensagem de confirmação. A sua inscrição só será considerada válida após enviar toda a documentação solicitada. Para efeitos de seriação de candidatos, será considerada a ordem de receção de inscrições válidas (ficha de inscrição + cédula profissional + comprovativo de pagamento). Receberá um email automático de confirmação de receção da ficha de inscrição e cópia desta imediatamente após enviar a ficha de inscrição. Por favor verifique a sua caixa de spam, promoções e atualizações. No caso de não receber este email, por favor contacte-nos para secretaria@formaterapia.com.
Após a data limite de inscrições, receberá um email de confirmação de realização do curso. Não proceda à marcação de hotel ou viagens antes de receber este email. Se o curso for cancelado por falta de inscrições que o viabilizem, o montante pago será devolvido na totalidade. No caso de se estar a inscrever numa lista de espera, por favor não efetue o pagamento. Após a determinação de novas datas, será contactado para atualizar a sua inscrição, caso mantenha interesse em frequentar o evento.
Dados para pagamento: Titular da conta: Formaterapia Lda.
Nome do banco: Montepio
Endereço do banco: Rua Áurea, 219-241 | Apartado 2882 | 1122-806 Lisboa - Portugal
IBAN: PT50 0036 0494 9910 3416 2729 8
BIC/SWIFT: MPIOPTPL
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida. Em casos de força maior, devidamente justificados, a situação será analisada pontualmente.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
No caso de o curso ser cancelado, o montante pago será devolvido integralmente.
No caso de o curso ser cancelado por motivos de força maior, imprevisíveis e alheios à Formaterapia (cancelamento de voos ou doença do(a) formador(a), por exemplo), não nos poderá ser imputada qualquer responsabilidade relativamente a despesas associadas (viagens e alojamento, por exemplo).
Desaconselhamos a reserva de alojamento ou viagens sem possibilidade de reembolso.
Poderá haver alterações de horário, que serão comunicadas atempadamente aos formandos.
O local de realização do curso poderá ser alterado num raio de 15km. No caso de haver alteração, os formandos serão notificados até duas semanas antes da data de realização do curso.
Será emitido um Certificado de Frequência de Formação Profissional aos/às participantes com um mínimo de 80% de presenças. No caso de não atingir os 80%, será emitido uma declaração de presença relativa ao período temporal em que esteve presente na formação.




