


A Formação Terapia Miofuncional - Nível I capacita os participantes para a definição do diagnóstico nas alterações funcionais do sistema estomatognático, assim como conhecer e compreender as bases que estão na seleção e aplicação das abordagens e técnicas terapêuticas em motricidade orofacial. No Nivel II serão exploradas as diferentes técnicas aplicadas a diferentes casos clínicos, suas variações e especificidades, construções de planos terapêuticos com base em casos reais com base num raciocínio clínico que permita a adequação do mesmo de acordo com os objetivos pretendidos.
De modo a facilitar o processo de aprendizagem, recorrer-se-á a avaliações em tempo real, Intervenção entre pares, visionamento de vídeos com aplicação de técnicas de intervenção, interpretação da documentação ortodôntica e elaboração de relatórios.


RICARDO SANTOS
-
Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
-
Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro.
-
Especialista em Terapia e Reabilitação.
-
Doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde na Universidade de Aveiro.
-
Prática clínica na área das alterações orofaciais desde 2005.
-
Exerce no Hospital Privado da Trofa e Hospital CUF Porto, integrando equipas de ORL, Medicina Dentária, Medicina do Sono e Imagiologia.
-
Professor Convidado do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde (ESS-IPP).
-
Professor Convidado em Mestrados e Pós-Graduações nas áreas da Motricidade Orofacial, Ciências da Fala, Ortodontia e Cirurgia Ortognática, em Universidades nacionais e internacionais.
-
Inúmeras apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial.
-
Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos.
-
Quatro prémios de Mérito Científico na área da Motricidade Orofacial.
-
Membro do Executive Board da Academy of Applied Myofuncional Sciences (AAMS) e da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular (SPDOF).

-
Definir áreas de intervenção prioritárias e metodologias e abordagens de atuação terapêutica.
-
Aplicar diferentes técnicas de intervenção terapêutica aplicadas às alterações miofuncionais orofaciais: técnicas terapêuticas (terapia direta e indireta); pontos e zonas motores da face; facilitação neuromuscular proprioceptiva.
-
Aplicar e selecionar técnicas de facilitação da mastigação, respiração e deglutição.
-
Priorizar as áreas de trabalho nas alterações miofuncionais orofaciais, reconhecendo e identificando a importância do trabalho em equipa.

-
Definição do plano terapêutico: metas, áreas a priorizar, objetivos terapêuticos, estratégias e definição de metodologia de intervenção
-
Discussão de Casos Clínicos (ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares)
-
Elaboração de Relatórios Terapêuticos e comunicação com os elementos da equipa de intervenção

09 de fevereiro de 2020
09h às 18h

Terapeutas da Fala e alunos do 4º ano da Licenciatura em Terapia da Fala que tenham efetuado o curso "Terapia Miofuncional Orofacial - Nível 1"

24 vagas

Centro de Formação da Formaterapia | Grande Lisboa
Urbanização Quinta da Parreirinha
Rua Amália Rodrigues, 24, 1º Dto.
2695-725 Bobadela

80€*
Inclui manual do curso, certificado DGERT e 2 coffee breaks.
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.
*Desconto de 10% para grupos de 5 ou mais inscrições.
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
