PUBALGIA: AVALIAÇÃO E TRATAMENTO
Grande Porto | Centro de Formação da Formaterapia (Vila do Conde)
23 e 24 de abril de 2016
VAGAS LIMITADAS! INSCRIÇÕES ATÉ 22 MARÇO
INTRODUÇÃO
O termo "pubalgia" é inespecífico, sendo que a sua apresentação clínica envolve sinais e sintomas provenientes de diversas patologias. Os termos osteíte púbica, síndrome do adutor pélvico, dor inguinocrural, dor inguinal crónica, síndrome do grácil, Gilmore, síndrome da sínfise, hérnia do desportista, etc. confundem-se na literatura.
Este tipo de lesão representa 5 a 18% de todas as lesões desportivas, sendo bastante frequente em modalidades que envolvem correr, pontapear e mudanças de direção, como o futebol, andebol e rugby, entre outros.
A avaliação e tratamento de publagia é desafiante. A anatomia da região é complexa, diversas patologias coexistem, habitualmente, e a sua origem é multifactorial.

FORMADOR
Juan Muro Zabaleta

-
Licenciado em Fisioterapia pela Universidad Pontificia de Salamanca.
-
Especialista em Terapia Manual Osteopática pela Escuela de Osteopatia de Madrid e Universidad Alcalá de Henares.
-
Fisioterapeuta no Desporto desde 1992, sendo Fisioterapeuta da 1ª equipa de futebol do Real Madrid entre 1996 e 2015.
-
Professor dos Mestrados em Fisioterapia no Desporto da Escuela de Estudios Universitarios Real Madrid (Universidad Europea de Madrid) e da Universidad Camilo Jose Cela.
-
Professor do curso de Especialidade em Fisioterapia no Desporto, do Instituto Alcalá de Ciencias y Especialidades de la Salud, Madrid.
OBJETIVOS
No final do curso, o formando deverão ter adquirido conhecimentos sobre a avaliação e tratamento de pubalgia, utilizando diferentes estratégias de Terapia Manual e exercício terapêutico.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
A pubalgia como disfunção multi-factorial.
-
Factores biomecânicos associados à pubalgia.
-
Diagnóstico diferencial da pubalgia.
-
Avaliação física da pubalgia.
-
Conceito de cadeia lesional e o seu papel na abordagem da pubalgia.
-
Terapia Manual no tratamento da pubalgia.
-
Exercício Terapêutico na pubalgia.
-
Meios complementares de diagnóstico.
-
Raciocínio clínico na abordagem da pubalgia.
-
Utilização de evidência clínica e científica.
-
Casos clínicos.
IDIOMA EM QUE O CURSO SERÁ MINISTRADO
Espanhol.
DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas.
DATAS E HORÁRIO
23 de abril de 2016: 09h às 19h
24 de abril de 2016: 08h às 18h
ASSIDUIDADE
Apenas será atribuído certificado aos formandos que frequentem, no mínimo, 80% da carga horária.
VAGAS
24 vagas
O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições completas (ficha + cópia do diploma/cédula + cheque/comprovativo de transferência).
PREÇO
240€
Este preço inclui manual do curso, certificado e 4 coffee breaks.
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição, de modo a garantir a sua vaga, e a
segunda até uma semana antes da data de realização do curso. Quer sugerir um plano de pagamento alternativo? Por favor consulte-nos!
INSCRIÇÃO
A sua inscrição apenas será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e
certificado de habilitações/cédula profissional.
Há possibilidades de efectuar o pagamento em prestações. Contacte-nos para mais informações.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.


