



MANIPULAÇÃO VERTEBRAL
10ª Edição
Região de Coimbra | Centro Terapêutico Peroneo (Arazede)
25 e 26 março + 01 e 02 abril 2017

INTRODUÇÃO
A manipulação vertebral é uma das técnicas de Terapia Manual mais procuradas pelos Fisioterapeutas, devido à sua eficácia terapêutica imediata no alívio da dor e no ganho de amplitude articular. Atualmente, com grande e crescente evidência clínica e científica, o domínio da manipulação vertebral torna-se uma ferramenta fundamental a adquirir pelos Fisioterapeutas.
Nesta formação não vai apenas aprender a dominar as técnicas de manipulação vertebral mas também, e mais importante, a reconhecer com segurança quando pode e quando não aplicar essas técnicas, a diagnosticar disfunções específicas da coluna vertebral e a confirmar imediatamente a eficácia das suas técnicas. Vai compreender a biomecânica articular da coluna vertebral de uma forma clara e aprender a diagnosticar e corrigir a verdadeira causa do problema e não apenas a tratar os sinais e sintomas desse problema. Esta formação produzirá uma verdadeira revolução na sua prática clínica!
FORMADOR
Nuno Nogueira

-
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
-
Certificado em Osteopatia (CO) pela Escuela de Osteopatia de Madrid.
-
Mestre em Ciências do Desporto - Treino em Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
-
Doutorando em Fisioterapia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, na área de Manipulação Vertebral.
-
Professor adjunto da Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
-
Professor convidado do Mestrado em Fisioterapia no Desporto da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
-
Professor adjunto da Licenciatura em Osteopatia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.
-
Prática privada em gabinete próprio e na Federação Portuguesa de Remo.
-
Ex-Fisioterapeuta em diversas entidades desportivas (Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Andebol, Associação Académica de Águas Santas, Futebol Clube do Porto, etc.)
OBJECTIVOS
O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a aplicação de manipulação vertebral no tratamento de utentes com disfunções do foro neuro-músculo-esquelético.
No final do curso, os alunos terão desenvolvido as seguintes competências:
-
Conhecimentos dos mecanismos de acção mecânicos e neurofisiológicos da manipulaçãoo vertebral.
-
Conhecimento das indicações e contra-indicações da manipulação vertebral.
-
Conhecimento da anatomia estrutural, funcional, topográfica e pálaptória, e da biomecânica das regiões cervical, dorsal, lombar e sacro-ilíaca.
-
Conhecimento de testes clínicos ortopédicos e osteopáticos de mobilidade articular e testes de diagnóstico das principais disfunções vertebrais.
-
Conhecimento da melhor evidência cientítica disponível nesta área.
-
Aquisição de competências de raciocínio clínico e manuais para a correcta aplicação de técnicas de manipulação para as regiões cervical, dorsal, lombar e sacro-ilíaca.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Efeitos biomecânicos e neurofisiológicos das técnicas manipulativas vertebrais, baseados nos conhecimentos científicos mais atuais.
-
Indicações e contraindicações à aplicação das técnicas manipulativas.
-
Anatomia estrutural, funcional, topográfica e palpatória e biomecânica articular específica dos diferentes segmentos vertebrais e a sua importância no ato da manipulação.
-
Testes ortopédicos e osteopáticos de mobilidade articular e de diagnóstico das principais disfunções vertebrais.
-
Conceitos básicos da aplicação das técnicas manipulativas de impulso (thrust). Parâmetros e posicionamentos para cada segmento vertebral.
-
Técnicas manipulativas para o segmento cervical, torácico, lombar e articulação sacro-ilíaca.
-
Incorporação da manipulação articular no raciocínio clínico do Fisioterapeuta.
IDIOMA EM QUE O CURSO SERÁ MINISTRADO
Português
DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas
DATAS E HORÁRIO
25 e 25 março + 01 e 02 abril 2017
09h às 17h
ASSIDUIDADE
Apenas será atribuído certificado aos formandos que frequentem, no mínimo, 80% da carga horária.
VAGAS
26 vagas
O critério de selecção dos candidatos é a ordem de recepção das inscrições completas (ficha + cópia do diploma/cédula + cheque/comprovativo de transferência).
PREÇO
350€
Este preço inclui manual do curso, certificado e 8 coffee breaks.
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição, de modo a garantir a sua vaga, e a
segunda até uma semana antes da data de realização do curso. Quer sugerir um plano de pagamento alternativo? Por favor consulte-nos!
INSCRIÇÃO
A sua inscrição apenas será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e
certificado de habilitações/cédula profissional.
Há possibilidades de efectuar o pagamento em prestações. Contacte-nos para mais informações.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.


