


A Fisioterapia em Pediatria é uma área de intervenção especializada que está em franca expansão. Centra-se na melhoria da qualidade de vida de crianças dos 0 aos 18 anos de idade, na sua integração social e familiar e no aumento da sua funcionalidade.
Os Fisioterapeutas que intervêm neste campo de atuação deverão desenvolver competências teóricas e práticas nas áreas da neurolgia, cardio-respiratória e músculo-esquelética.
Evidência recente tem sugerido um impacto positivo da Fisioterapia ao nível da função pulmonar, controlo motor, mobilidade, força muscular, endurance física, funcionalidade e qualidade de vida em utentes pediátricos com diferentes tipos de condições clínicas, quer agudas, quer crónicas.
Este curso foi desenvolvido no sentido de fornecer ao formando um leque de competências abrangentes que lhe permitam intervir na area da Fisioterapia em Pediatria de um modo seguro e efetivo. Será lecionado por dois dos mais conhecidos experts nesta área, a nível nacional: os Fisioterapeutas Ana Moreira e Paulo Abreu.







ANA MOREIRA
-
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
-
Mestre em Intervenção Precoce pela Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto
-
Formadora Sénior do Conceito Bobath Pediátrico - Tratamento do Neurodesenvolvimento (European Bobath Tutours Association)
-
Coordenadora Nacional do TND
-
Classificadora Sénior da CP-ISRA (Cerebral Palsy - International Sports and Recreation Association) e do IPC (International Paralympic Committee) em Atletismo
-
Ex-docente da Escola Superior de Tecnlogia da Saúde do Porto e da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
-
Prática privada.
PAULO ABREU
-
Bacharel em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão
-
Clinical Development Manager do AIR Care Centre® - Centro de Reabilitação Respiratória da Linde Saúde
-
Fisioterapeuta na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais do Hospital Fernando da Fonseca
-
Ex-docente nas licenciaturas em Fisioterapia da ESTes Lisboa, ESS Alcoitão, ESS Leiria, na pós-graduação em Fisioterapia Respiratória da Universidade Atlântica
-
Docente convidado no mestrado em Fisioterapia Respiratória da ESTeS Porto e do curso de formação avançada da ESS Alcoitão
-
Docente a tempo parcial da ESSALD - Instituto Politécnico de Castelo Branco
-
Autor e co-autor de comunicações e posters apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.
-
Autor do sub-capítulo "Fisioterapia Respiratória" do Tratado de Pneumologia da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
-
Formador na área da Fisioterapia Respiratória desde 1997
-
Presidente do Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardio-Respiratória da APF (1999-2008 e 2010-Fev 2014). Atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral do GIFCR da APF (2014-2017)

O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a avaliação e tratamento de Fisioterapia de pacientes pediátricos com disfunções ao nível neurológico, respiratório e músculo-esquelético.
No final do curso, os formandos estarão aptos a intervir no âmbito da Fisioterapia em Pediatria, tendo desenvolvido as seguintes competências:
-
Conhecer e compreender o racional (anatomia, fisiologia, fisiopatologia) que suporta e pode justificar a intervenção da Fisioterapia em Pediatria;
-
Identificar, recolher e interpretar a informação relevante do exame subjetivo em Fisioterapia em Pediatria;
-
Conhecer os fundamentos, selecionar e executar corretamente o exame físico da criança;
-
Conhecer, selecionar e interpretar exames complementares (imagem, laboratoriais e outros que possam contribuir para o processo de tomada de decisões);
-
Identificar corretamente os principais problemas no âmbito da Fisioterapia em Pediatria (condições neurológicas, respiratórias e músculo-esqueléticas);
-
Conhecer os fundamentos, indicações, contra-indicações e executar/implementar corretamente as técnicas e estratégias de tratamento utilizadas em Fisioterapia em Pediatria;
-
Conhecer e selecionar os parâmetros/instrumentos de medida de resultados em Fisioterapia em Pediatria;
-
Conhecer os níveis de evidência que suportam a intervenção da Fisioterapia em Pediatria.

-
Fundamentos para a prática da Fisioterapia Respiratória em Pediatria: desenvolvimento pulmonar, anatomofisiologia aplicada à clínica, fisiopatologia das condições respiratórias mais comuns em pediatria.
-
Exame/avaliação da criança com disfunção respiratória.
-
Diagnóstico em Fisioterapia Respiratória Pediátrica.
-
Técnicas de Fisioterapia Respiratória em Pediatria: técnicas manuais e instrumentais de remoção de secreções das vias aéreas superiores e inferiores, técnicas de expansão pulmonar/recrutamento alveolar, treino dos músculos respiratórios e princípios da prescrição e treino de exercício em crianças.
-
Bases neurofisiológicas do controlo do movimento – análise dos componentes do movimento.
-
Competências motoras especificas do controlo postural, para as diferentes sequências de movimento na criança, com referência ao desenvolvimento do bebé pre-termo.
-
Avaliação e intervenção em alterações posturais e patologias mais frequentes em Pediatria (escolioses, entre outras patologias).
-
Avaliação e intervenção em alterações neuro-músculo-esqueléticas na criança (pé boto, luxação congénita da anca, torcicolo congénito, entre outras patologias)
-
Avaliação e intervenção em alterações neurológicas na criança (espinha bífida, doenças neuro-musculares, alterações neuromotoras, paralisia cerebral, entre outras patologias)
-
Alterações genéticas e metabólicas e os diferentes comprometimentos motores (síndromes mais comuns).
-
Processo de avaliação e as diferentes metodologias de intervenção em Pediatria.
-
Síntese do principal problema e estratégias para a intervenção, com base no raciocínio clinico e de acordo com as áreas de lesão.
-
Instrumentos de avaliação específicos.
-
Ensino da criança e familiares/cuidadores.
-
Evidência científica.
-
Demonstração e discussão de casos clínicos, com prática de todo o processo de raciocínio clínico e tomada de decisões em Fisioterapia em Pediatria em condições músculo-esqueléticas, respiratórias e neurológicas.

12, 13 e 14 de maio (Músculo-esquelética: Ft. Ana Moreira) + 09, 10 e 11 de junho (Respiratório: Ft. Paulo Abreu) + 30 de junho, 01 e 02 de julho de 2017 (Neurologia: Ft. Ana Moreira)
12 de maio: 14h às 20h
13 de maio: 09h às 18h30
14 de maio: 08h30 às 13h30
09 e 10 de junho: 09h às 18h
11 de junho: 09h às 16h
30 de junho: 14 às 20h
01 de julho: 09h às 18h30
02 de julho: 8h30 às 13h30

Fisioterapeutas

24 vagas

Centro de Formação da Formaterapia | Grande Porto
Rua Almeida Garrett, 271
4480-725 Vila do Conde

725€ (inclui manual do curso, certificado DGERT e 13 coffee breaks)
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.

O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.
