The Integrated Systems Model for Pain & Disability in Treatment of the Whole Person

 


Grande Porto (Centro de Formação da Formaterapia - Vila do Conde)

25 e 26 de março de 2014

 

​​

1/4

CURSO CONFIRMADO! ÚLTIMAS VAGAS!

INTRODUÇÃO

​​O "Integrated Systems Model for Pain & Disability" (Lee & Lee) é um modelo que lhe permitirá compreender e interpretar a apresentação clínica individual do utente, facilitando a tomada de decisões e planeamento do tratamento. Este modelo permite organizar diferentes tipos de conhecimento, facilitando o raciocínio clínico.

Esta abordagem aplica-se ao tratamento de disfunções da região lombo-pélvica e tórax, tendo por objectivo restaurar movimento e controlo destas regiões e consequentes alterações noutras regiões do corpo humano. A nível de tratamento, baseia-se numa abordagem multimodal com o objectivo de optimizar a função corporal global e performance. É aplicado um tratamento multimodal (educação, terapia manual, libertação neuromuscular e exercício terapêutico), podendo-se aplicar a diferentes grupos de pacientes (desde mulheres no período pós-parto até atletas de elite).

Este curso é leccionado em todo o mundo (Austrália, Canadá, EUA, Japão, França, Suiça, Finlândia, Israel, Reino Unido, Islândia, Hong Kong, Singapura, Emiratos Árabes, etc.) e será a sua primeira edição em Portugal. Após a introdução deste método em Portugal, serão organizados níveis avançados sobre a aplicação desta aborgagem na área da Fisioterapia Músculo-esquelética e Saúde da Mulher.


 

FORMADORA

​​    Diane Lee



 





Diane Lee é uma Fisioterapeuta canadiana, licenciada pela University of British Columbia. É membro da Canadian Academy of Manipulative Therapy desde 1981. É proprietária, diretora e fisioterapeuta na Diane Lee & Associates. 

Pertence ao painel editorial da revista científica Manual Therapy e é membro da comissão científica do Interdisciplinary World Congress on Low Back and Pelvic Pain. 

É conhecida internacionalmente pela sua abordagem específica em disfunções torácicas, lombares e pélvicas. Publicou diversos artigos científicos e livros sobre a sua abordagem integrada de avaliação e tratamento. 

 

OBJECTIVOS

O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a abordagem terapêutica desenvolvida por Diane Lee e seus associados: Integrated Systems Model. 
Os participantes desenvolverão novas competências que facilitarão a avaliação e planeamento de um tratamento multimodal (educação, terapia manual, libertação neuromuscular e exercício terapêutico) aplicável a diferentes grupos de utentes (desde mulheres no período pós-parto até atletas de elite).

 

Os objectivos específicos do curso são:

 

1. Ilustrar como o Integrated Systems model (ISM) facilita a organização do conhecimento adquirido a partir da evidência científica, experiência clínica e experiência pessoal, de modo a identificar a disfunção associada ao problema de cada utente.

2. Definir "Meaningful Assessment", um elemento chave da abordagem ISM, essencial para criar um ambiente propício a alterações neuroplásticas. 

3. Demonstrar testes clínicos chave para o tórax, pelvis e coxo-femoral. 

4. Facilitar o raciocínio clínico necessário para a aplicação do modelo ISM, com o intuito de facilitar estratégias óptimas para maximizar a função corporal global e peformance, reduzindo dor e incapacidade.

5. Discutir a aplicação de evidência científica actual sobre neuroplasticidade, dor, control motor na abordagem ISM. 

 

 

METODOLOGIA



Os conteúdos programáticos serão apresentados num formato demonstrativo e expositivo. Será apresentada informação científica e clínica de modo a facilitar a compreensão da abordagem "The Integrated Systems Model", que será aplicada a diversos estudos de caso. Será estimulada a discussão interactiva e a resolução de problemas através de exercícios de raciocínio clínico. Um caso clínico real será apresentado de modo a ilustrar os aspectos chave do curso. Após a introdução deste método em Portugal, serão organizados níveis avançados sobre a aplicação desta abordagem em na área da Fisioterapia Músculo-esquelética e Saúde da Mulher.

 

 

IDIOMA EM QUE O CURSO SERÁ MINISTRADO

Inglês, com tradução parcial para Português sempre que se justifique.




DESTINATÁRIOS
Fisioterapeutas
 


DATAS E HORÁRIO
25 e 26 de Março de 2014

09h às 17h00



ASSIDUIDADE
Apenas será atribuído certificado aos formandos que frequentem, no mínimo, 80% da carga horária.
 


VAGAS
30 vagas
O critério de selecção dos candidatos é a ordem de recepção das inscrições completas (ficha + cópia do diploma/cédula + cheque/comprovativo de transferência).


PREÇO
300€

 

INSCRIÇÃO

No caso de optar por pagamento por cheque, deverá enviá-lo para Formaterapia | Av. dos Banhos, 466, 2º Dto | 4490-407 Póvoa de Varzim.
O pagamento por transferência bancária deverá ser efectuado para o NIB 0036 0494 9910 3416 2729 8.

 

A sua inscrição apenas será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento/cheque e certificado de habilitações/cédula profissional.

Há possibilidades de efectuar o pagamento em prestações. Contacte-nos para mais informações.

No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.

 

A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um mínimo de inscrições. A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.

 

Política de Privacidade

Termos e Condições

Regulamento de Formação