

A capacidade dos fisioterapeutas em tomar decisões clínicas é um componente vital para a obtenção de conhecimentos especializados e para se ser um profissional autónomo. A tomada de decisão clínica ou raciocínio clínico, é o processo de usar múltiplas estratégias de pensamento para analisar informações da situação clínica e é uma habilidade essencial que é necessária para evitar tomar decisões erradas.
O curso “Fisioterapia Respiratória em Pediatria” procura dar as bases ao nível dos fundamentos (anatomia, fisiologia, fisiopatologia), exame clínico, técnicas de tratamento e apresentação de alguns casos que ilustram o processo de raciocínio clínico em condições mais comuns, mas justifica-se claramente complementar essa formação com um “Curso avançado”, que privilegia o treino do raciocínio clinico em diferentes condições clínicas (agudas, crónicas, diferentes idades e nível de complexidade), adicionando também conhecimento mais aprofundado sobre outros temas (meios complementares de diagnóstico, princípios de prescrição e treino de exercício, treino músculos respiratórios) e treino de algumas das técnicas abordadas no curso base.
Este curso permitirá ao fisioterapeuta formando desenvolver competências no processo de tomada de decisão clínica, com base em casos reais (presenciais e não presenciais) apresentados por vários especialistas na área, contribuindo assim para a sua especialização e uma prática autónoma e segura.




PAULO ABREU
-
Bacharel em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão
-
Clinical Development Manager do AIR Care Centre® - Centro de Reabilitação Respiratória da Linde Saúde
-
Fisioterapeuta na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais do Hospital Fernando da Fonseca
-
Ex-docente nas licenciaturas em Fisioterapia da ESTes Lisboa, ESS Alcoitão, ESS Leiria, na pós-graduação em Fisioterapia Respiratória da Universidade Atlântica
-
Docente convidado no mestrado em Fisioterapia Respiratória da ESTeS Porto e do curso de formação avançada da ESS Alcoitão
-
Docente a tempo parcial da ESSALD - Instituto Politécnico de Castelo Branco
-
Autor e co-autor de comunicações e posters apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.
-
Autor do sub-capítulo "Fisioterapia Respiratória" do Tratado de Pneumologia da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
-
Formador na área da Fisioterapia Respiratória desde 1997
-
Presidente do Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardio-Respiratória da APF (1999-2008 e 2010-Fev 2014). Atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral do GIFCR da APF (2014-2017)
JOÃO LEITÃO
-
Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2002)
-
Sócio-gerente da Fisiocorporation e Director Técnico. Coordenador do Departamento de Fisioterapia Respiratória (avaliação e tratamento de casos de Insuficiência Respiratória aguda ou crónica em adultos e crianças) e Coordenador do Departamento de Actividades Desportivas (avaliação, tratamento e acompanhamento de indivíduos ou equipas das diversas modalidades desportivas).
-
Pós-graduação em ventilação não-invasiva (Non Invasive Positive Pressure Ventilation: Wich patients? Wich settings? What is the difficulty? pela European Respiratory Society, 2002)
-
Pós-graduação em “Saúde e Aparelho Respiratório” da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Medicina de Lisboa (2010).
-
Formador e preletor convidado em vários eventos e cursos.
ANA PAULA CASTRO
-
Licenciatura em Fisioterapia ESTeSL (2007)
-
Fisioterapeuta na área da Pediatria no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca desde 2007, em contexto de Cuidados Intensivos pediátricos e neonatais, enfermaria e ambulatório.
-
Fisioterapia respiratória pediátrica em contexto domiciliar desde 2008.
-
Fisioterapeuta na área da Pediatria no Hospital da Luz entre 2010 e 2014.
-
Pós-graduação em Fisioterapia em Pediatria ESCVP.
-
Apresentação de comunicações em Congressos e Jornadas.

O objectivo deste curso é ministrar conhecimentos teóricos e práticos avançados sobre a avaliação e tratamento de Fisioterapia de pacientes pediátricos com disfunções ao nível respiratório.
No final do curso, os formandos estarão aptos a intervir no âmbito da Fisioterapia em Pediatria, tendo desenvolvido as seguintes competências:
-
Identificar, selecionare interpretar a informação do exame subjetivo, físico e meios complementares de diagnóstico relevante para o processo de tomada de decisões;
-
Executar corretamente o exame físico da criança (inspeção, auscultação, palpação e percussão);
-
Conhecer, selecionar e interpretar dados dos exames complementares (imagem, laboratoriais e outros) que possam contribuir para o processo de tomada de decisões;
-
Realizar um correto diagnóstico em fisioterapia com base na informação fornecida/recolhida;
-
Realizar um plano de tratamento com base na melhor evidência disponível, centrado nos casos clínicos apresentados.
-
Selecionar e executar corretamente as técnicas de tratamento usadas em FTR;
-
Selecionar e interpretar os parâmetros/instrumentos de medida de resultados em FTR pediátrica.

-
Revisão prática das técnicas de exame (inspeção, palpação, auscultação e percussão) e tratamento (lactente e criança)
-
Exames complementares de diagnóstico (imagem, laboratoriais e outros) – utilidade em fisioterapia respiratória pediátrica
-
Princípios de prescrição e treino de exercício em crianças
-
Treino dos músculos respiratórios em crianças - evidência
-
Casos clínicos interativos, com prática de todo o processo de raciocínio clínico

06 e 07 de abril de 2019
06 de abril: 09h às 19h
07 de abril: 09h às 17h

Fisioterapeutas com experiência e/ou formação básica na área da Fisioterapia Respiratória em Pediatria (exemplo: cursos da Formaterapia como o curso de Fisioterapia Respiratória em Pediatria ou curso integrado de Fisioterapia em Pediatria ou curso organizado por outras entidades)

26 vagas

Centro de Formação da Formaterapia | Grande Lisboa
Urbanização Quinta da Parreirinha
Rua Amália Rodrigues, 24, 1º Dto.
2695-063 Bobadela

200€ (inclui manual do curso, certificado DGERT e 4 coffee breaks)
Pagamento de 100% no ato da inscrição ou em duas prestações de 50%: a primeira aquando da inscrição e a segunda até uma semana antes da data de realização do curso. No caso de pretender sugerir um plano de pagamento alternativo, envie-nos um email para info@formaterapia.com.

O critério de seleção dos candidatos é a ordem de receção das inscrições.
A sua inscrição só será válida se nos enviar o comprovativo de pagamento e a cédula profissional/diploma de curso.
No caso de desistência, o valor pago apenas será reembolsado no caso da vaga ser preenchida.
A Formaterapia reserva-se o direito de cancelar o curso no caso de não obter um número mínimo de inscrições.
A realização do curso será confirmada na semana seguinte à do termo do prazo de inscrições.

